“Se eu pudesse dar um conselho em relação ao futuro, diria: Usem filtro solar.”
Essa é a frase inicial de um dos vídeos motivacionais mais interessantes já produzidos. Quem ainda não assistiu, é recomendado que invista oito minutos em alguns pensamentos que fazem muito mais sentido do que parecem. É possível encontrar o vídeo no YouTube pelo nome de Everybody’s free to wear sunscreen!
Milhões de pessoas ao redor do mundo assistiram à esse curta metragem, e hoje percebi que varias levaram realmente à sério. Eu admito ter encontrado lá uma filosofia de vida. Mas isso diz respeito aos demais conselhos “ofertados” pelo locutor, enquanto, engenhosamente, este diz ser o mais importante de todos o uso de filtro solar. Aos meus olhos, este era o de menos importância, e elevo dentre todos aquele que diz: “É quase certo que os problemas que realmente tem importância em sua vida são aqueles que nunca passaram a sua mente, tipo aqueles que tomam conta de você às quatro da tarde em alguma terça-feira ociosa.” Afinal, foram inúmeras as vezes pensando em coisas pequenas sentado numa mesa no centro da cidade tomando café preto. E mais tarde percebemos que algumas daquelas pequenas coisas poderiam, verdadeiramente, mudar o rumo da sua vida. Pode parecer exagero, mas quando você pensou sobre ir ou não atrás daquela pessoa atraente que conheceu na semana passada, estava pensando em algo que mudaria sua vida, pois esta pode ser a pessoa com quem irá casar, e isto mudará sua vida. Não o prazo que seu chefe estipulou para ontem. Empregos, achamos outros. Acredite.
Hoje tudo isso vem à cabeça graças à recente aprovação do projeto do vereador municipal Juliano Borghetti. Com certeza ele deve ter assistido a esse filme. Afinal, sua lei, a fim de evitar doenças de pele, “obriga” as empresas da capital a fornecer protetor solar aos funcionários que trabalham expostos ao sol. Ele realmente levou isso a sério.
Agora, a parte interessante do assunto, é que ele utilizou uma lei para dar um conselho! Sim! Pois a lei não prevê nenhum tipo de punição ou multa para as empresas transgressoras. Figurem uma empresa com mais de cem funcionários, gastando com filtro solar para todos esses metros quadrados de pele. No final do mês, e ainda mais ao final do ano, o dinheiro investido nesse empreendimento já justificaria pagar uma multa qualquer. Atitude que muitas empresas tem perante multas administrativas, visto que todas objetivam lucros, e quando a multa sai mais barato do que o respeito à norma, a punição é mais lucrativa.
Sem ter nenhuma motivação para cumprir a lei, quantos realmente vão fazer isso?
Seriamos otimistas se pensássemos numa proporção igual ao do número de pessoas que assistiram ao vídeo do filtro solar, em fim, ambos tratam apenas de conselhos...
Notícia da Semana
Use Filtro Solar - Vídeo