Genial na simplicidade é o Wikipédia quando diz que “uma crônica é uma narração, segundo a ordem temporal. O termo é atribuído, por exemplo, aos noticiários dos jornais, comentários literários ou científicos, que preenchem periodicamente as páginas de um jornal.
Crônica é um gênero literário produzido essencialmente para ser veiculado na imprensa, seja nas páginas de uma revista, seja nas páginas de um jornal. Quer dizer, ela é feita com uma finalidade utilitária e pré-determinada: agradar aos leitores dentro de um espaço sempre igual e com a mesma localização, criando-se assim, no transcurso dos dias ou das semanas, uma familiaridade entre o escritor e aqueles que o lêem.”
Não tenho um jornal e ninguém me contratou ainda. Mas procurando preencher com completude minha proposta e tentar alcançar com vocês certa familiaridade, farei o possível para transformar a quinta-feira numa periódica semanal com postagem de crônicas. Assim, o leitor pode visitar toda semana, e sempre vai achar algo novo. Demais produções, vão sendo públicas à medida da inspiração. =D
Começando com a de baixo, hoje, quinta feira, dia 11 de novembro.